domingo, 7 de março de 2010

Conservatória

AMO Conservatória!!! Acho aquelas serestas a coisa mais linda e romântica, eles contam as histórias das músicas, dos casarões, declamam poemas antes de cantar as músicas, é lindo! Adoro estar lá, seguindo a serenata e nos bares com shows de mpb.
No ano passado, fui ao Carnaval fora de época, que chamam de Carnaval Antigo e acontece em outubro: AMEI!
Fico sempre na Pousada Solmaior, que é ótima. Gostaria de um dia ficar na pousada Eleny, que fica bem no meio da "bagunça", mas com criança não dá.
Já fiquei também no Hotel Fazenda Florença, que é MARAVILHOSO.
No frio, faz muuuuuuito frio e tem uma chocolateria bem na praça central, que é show, com suas trufas, cafés e chocolates quentes, mas em se tratando de capuccino, não tem como o do bar Tom Maior (que é um lugar muito charmoso), nunca tomei capuccino igual.
Come-se muito bem em Conservatória. Na calçada em frente à chocolateria, logo depois dela tem uma pizzaria grande, que é Nota 10. E na rua de onde sai a seresta (que tem uma loja muito legal de camisetas na esquina) tem um restaurante especializado em bacalhau que é um sonho. Fico devendo os nomes do restaurante e da pizzaria, mas pela descrição aqui se encontra com facilidade.
Outra coisa que gosto de fazer lá é compras, porque tem roupas e acessórios femininos LINDOS e super diferentes.
Fui na Serra da Beleza, que é muito bonita realmente. Dizem que a cachoeira também é linda, que tem uma estátua de uma índia, mas ainda não fui, fico muito presa às atrações da cidadezinha e ao meu bebê: o José Gabriel, que tem 2 anos.
Segue a lista de todos os eventos da cidade. Os que estão em vermelho são os que eu vou com certeza, os em verde são os que eu gostaria mas não sei se vou.
ABRIL
Dia 2
“SEMANA SANTA” – Com apresentação do Auto da Paixão nas ruas da cidade.
Dias 16 e 17
“VIII NOITE DA VALSA” – Baile no Clube de Conservatória, apresentação de músicos e cantores e concurso de dançarinos desse estilo musical.

MAIO
Dia 1
“XII FESTIVAL DE SERESTA SÍLVIO CALDAS” - Grande final do Festival, que todos os anos elege o melhor intérprete de canções do artista.
Dia 15
"IX NOITE DA BOSSA NOVA" - Nona edição da Noite da Bossa Nova com shows na Praça da Matriz, participação de grupos da região e de artistas convidados.
Dia 29
“ANIVERSÁRIO DO DIA DO SERESTEIRO” - Tradicional festa dos seresteiros locais, este ano comemorando 132 anos de seresta e serenata em Conservatória. Atrai seresteiros de diversas partes do país, que se reúnem para sair em serenata pelas ruas de Conservatória.


JUNHO
De 11 a 13
“FESTA DE STO. ANTONIO, PADROEIRO DE CONSERVATÓRIA” - Quermesses, bingo, banda de música, barraquinhas, leilões, procissão. Este ano, comemoração de 160 anos da Matriz do padroeiro.
De 25 a 27
"IV ENCONTRO HOLÍSTICO” - Dia Mundial da Renovação Espiritual. Conferências, Oficinas Corporais Holísticas, Consultas com tarólogos e Apresentação de danças orientais. Exposição de Produtos Esotéricos.


JULHO
Dia 17
“II CAMINHADA DA NATUREZA” - Abertura às 9h da manhã. Atrai caminhantes de diversas partes do país, que fazem um roteiro por trilhas e fazendas, com acompanhamento e orientação de especialistas.
Dia 24 e 31
“I FESTA CAIPIRA DE CONSERVATÓRIA” – Resgate das tradicionais festas do interior, com dança de quadrilha, barraquinhas com comidas típicas, brincadeiras de roça e muita animação na praça da Matriz de Santo Antonio.


AGOSTO
Dia 7
“FESTIVAL “EU TAMBÉM CANTO” – Programa de calouros para músicas de seresta e samba-canção. No Clube de Conservatória.Dia 14The Elvis Music Project Dia 28
"ENCONTRO DE SERESTEIROS" - Festa tradicional da seresta, com músicos de diversas regiões, que cantam pela cidade durante o dia. À noite, grande show com seresteiros.

SETEMBRO
De 3 a 7
“IV FESTIVAL CINE MÚSICA” - Evento que destaca a música em filmes nacionais. Telas com exibição gratuita de filmes nas praças da cidade. Lançamentos. Participação de artistas de renome. Festival Gastronômico em paralelo.
Dias 11 18
“NOITE DO CHORINHO DE CONSERVATÓRIA" – O tradicional evento do Chorinho, gênero musical que vem ganhando destaque nas noites de Conservatória em paralelo à seresta, retorna com força total. O nome dos artistas convidados será divulgado posteriormente.
Dia 24
“EU TAMBÉM SEI DANÇAR” – Conservatória abre espaço para a tradicional dança de salão, com concurso que elegerá os melhores dançarinos. No Clube de Conservatória.
Dia 25
“ENCONTRO NACIONAL DE LUCIANAS” – Objetivo é reunir mulheres com esse nome, que tem comunidade no Orkut e é celebrado em música por vários compositores, como Edmundo Souto e Paulinho Tapajós, que deverão participar do evento, a ser apresentado na Igreja da Matriz de Sto. Antonio.


OUTUBRO
Dias 15 e 16
"IV CARNAVAL ANTIGO" – A cada ano, essa festa cresce em importância no calendário de eventos de Conservatória. Carros antigos, do Clube do Fordinho de São Paulo, desfilam pelas ruas com foliões fantasiados de colombinas, pierrôs, clóvis, melindrosas e blocos de sujos, sob chuva de confetes e serpentinas. Bandinhas relembram os sucessos das marchinhas dos antigos Carnavais.


NOVEMBRO
Dia 13 "FEIRA DE ARTESANATO E INAUGURAÇÃO DO NATAL DE LUZES DE CONSERVATÓRIA" – Integrantes da comunidade local exibem seus talentos em peças de artesanato feitas com folhas de bananeira, palha de milho, bordados, papel e outros materiais. A cidade é iluminada e celebra com luzes os festejos natalinos.
Dias 26 e 27
“VI ENCONTRO DE CORAIS EM CONSERVATÓRIA” – Atualmente considerado um dos mais importantes eventos de corais do País, traz para Conservatória corais de diversas regiões brasileiras, com grupos de universidades, empresas, cidades e entidades diversas. Em 2009, 44 corais participaram do encontro, realizado na Igreja da Matriz de Santo Antônio.
DEZEMBRO
Dias 3 e 4 “VI ENCONTRO DE CORAIS EM CONSERVATÓRIA” – Segunda fase do evento.
Dia 18
"AUTO DE NATAL" – Exibição de artistas da cidade e convidados, com canto coral e encenação com motivos natalinos.
FESTAS DE NATAL E ANO NOVO
Hotéis, pousadas e restaurantes da cidade promovem festas de Natal e Reveillon. Confira os pacotes diretamente nos sites dos estabelecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário