segunda-feira, 18 de outubro de 2010

As Negras Criaturas



Aconteceu tanta coisa, tantas tarefas, tanto trabalho, tanta gente me solicitando com os mais variados pedidos, que fiquei sem tempo pra nada!!!
Mas reencontrei uma amiga de longuíssima data e conversando com ela percebi que o blog não é só um espaço de publicação, de divulgação (eu deixei de escrever pq contava pros meus amigos o que estava acontecendo pelo telefone mesmo), mas não: o blog é principalmente um grande memorial, como se fosse uma caixa daquelas onde a gente guarda antigas fotos, cartões, cartas, bilhetes, pequenos presentes, uma flor seca, essas coisas... Aí um belo dia abre e revive aquilo tudo.

Amo fazer isso. Abro as minhas caixas e pastas e me delicio com as lembranças. E não abro só as minhas caixas não, tenho aqui duas caixas muito antigas: uma linda de madeira que era da Tia Tencinha, toda sóbria como ela (Capricórnio) e outra de papelão com uma noiva na tampa, que era da tia Vera (ela ainda está viva, foi a única que restou dos irmãos do meu pai e hoje, bem velhinha ainda tem esperanças de se casar de novo. Minhas tias são um capítulo a parte, um dia entro nesse tema). Pois bem: agora não revivo mais só as minhas lembranças, mas também as das minhas tias e, na primeira vez que abri as caixas, quantas coisas descobri sobre elas...

Outra coisa que repensei com esse meu reencontro com minha amiga foi o papel das minhas tias na minha vida. Elas (junto com meu irmão, meus filhos, marido, amigos, alunos e empregadas) me dão muuuuuito trabalho. Mas minha amiga, sem saber de nada disso, num momento de desabafo me falou: "Minha família é muito pequena, queria muito ter uma família grande, quem me dera ter uma tia de manhã me ligando pra acompanhá-la a um médico, outra pedindo ajuda porque brigou com uma terceira e eu teria que interferir pra pacificar, uma prima me visitando de repente na minha casa, alguém me dando um trabalhinho, me pedindo um favor." E eu vi que eu tenho tudo isso, que me dá o maior trabalho, mas que tudo isso tem muito valor.
E o melhor de tudo é que reencontrei minha amiga numa roda de samba, num bar de beira de rua, numa esquina de Madureira, coisa que eu ADORO e não vou há tanto tempo, aliás, nesse samba eu nunca fui apesar de já ter recebido mil convites pra tantas edições que já aconteceram em Santa Teresa desse maravilhoso "Sarau das Negras Criaturas":



Fico devendo as fotos desse dia, mas em breve estarão aqui.

Um comentário:

  1. Nós agradecemos sua presença e as palavras de carinho!!! E apareça mais vezes!!!

    Beijos das NC!!

    ResponderExcluir